Morro Botucaraí
Turismo Religioso e de aventuraConhecido como morro isolado mais alto do Estado, com 569,63 metros de altitude(em relação ao nível do mar), localizado a 15Km da cidade, é um dos pontos turísticos locais. É também chamado de Cerro do Monge, pelo fato de, em 1846, ter nele se fixado por algum tempo, um monge italiano de nome João Maria Dagostini, que segundo se conta, fazia coisas milagrosas.
Por este fato, Botucaraí não só teve fama nacional, como internacional, através de pessoas que para ali demandavam a procura de cura para seus males. ( Botucaraí de ybyty ; yvty Cerro; e Caraíba , caraí bendito, sagrado, santo).
A Lenda do Monge
Conta a lenda do Santo Monge, que no século passado, surgiu no Botucaraí, um eremita vindo de Campestre, localidade próxima a Santa Maria. Chamado João Maria Dagostini, o homem acabou por instalar-se no cimo do morro e fez surgir uma fonte de água milagrosa capaz de curar qualquer doença.
O comentário geral do povo é que o eremita tinha poderes sobrenaturais e além de curas, operava façanhas envoltas em mistério.
Certa vez, o monge italiano, atravessou o Rio Pardo, montado num burro, troteando por cima das águas, sem que a montaria afundasse. As notícias sobre seus feitos correram terras, lhe valendo a fama de santo.
O italiano conhecia diversas passagens da Bíblia e se dizia enviado de Deus para iluminar a estrada do bem e da verdade, cujas obras conduziriam aos céus os míseros pecadores. Assim João Maria idealizou a construção da ermida (capela) no pico do cerro sob a invocação de Santo Antão.
Apesar de grande crença da população da região, especialmente dos mais velhos, em torno do Santo Monge, nunca nenhum habitante pode comprovar seus milagres.
Segundo a descrição dada por alguns moradores ainda antigos de Candelária, ele era um homem bondoso, capaz de até mesmo prever secas e grandes desgraças. Contudo, a fé faz com que uma multidão, durante a semana santa, percorra o caminho do Cerro do Botucaraí em busca de curas e milagres.
https://goo.gl/maps/5fWni9L8Ety3dkDH6
Agradecimentos à Odete Jochims pelo registro fotográfico
Orientador(es) de Turismo desta Cidade:
Ralf Cristian Karnopp
Guia de Turismo a pé ou sobre rodas
Inscrição: 21.429242.94-2
Telefone: 51 99832-6932
Idiomas: Português e Alemão